Fauna Sinantropica

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste, causando-lhe transtornos significativos de ordem econômica ou ambiental, ou que represente riscos à saúde pública. Diferem dos animais domésticos, os quais o homem cria e cuida com as finalidades de companhia (cães, gatos, pássaros, entre outros), produção de alimentos ou transporte (galinha, boi, cavalo, porcos, entre outros).

Excrementos dos pássaros, além de sujar, causam danos significativos aos patrimônios:

  • Penas, fezes e restos de ninhos, em excesso, podem levar ao entupimento de calhas e tubulações, e também o apodrecimento de forros de madeira.
  • Destruir plantas ornamentais e gramados.
  • Podem contaminar alimentos, produtos e água, através das fezes e do transporte de resíduos e bactérias em seus pés.
  • Causar danos às estruturas metálicas, pela ação dos ácidos presentes nos seus excrementos.
  • E o mais importante, eles podem transmitir diversas doenças não só aos seres humanos, mas também aos animais domésticos.

Mais de 60 doenças têm sido associadas com aves e seus excrementos. Os pássaros podem ser anfitriões de uma série de ácaros, carrapatos e outros ectoparasitas que podem atacar pessoas. As aves transmitem doenças em quatro formas:

  1. A inalação de poeira contaminada. (Muitas vezes levados para o prédio, através de sistemas de tratamento de ar)
    2. Transferência por parasitas (pulgas, carrapatos, ácaros e outros ectoparasitas)
    3. O contato direto com as fezes.
    4. Alimentos e água contaminados com fezes.

Todo o trabalho deve ser realizado por empresa especializada, pois a mesma ira realizar as atividades conforme a legislação vigente, o não comprimento das leis pode acarretar em multa ou até mesmo na paralização das atividades.

Falcoaria tem se firmado como uma das melhores soluções para esses conflitos. As técnicas de falcoaria permitem o condicionamento de aves de rapina para perseguir animais específicos, como gaivotas, pombos, pardais, andorinhas, lebres, etc. A perseguição de indivíduos isolados por aves de rapina treinadas apresenta, por sua vez, um efeito imediato sobre toda a população de animais indesejáveis, que busca afastar-se desses locais. Assim, de uma forma simples, limpa e ambientalmente correta, é possível contornar conflitos criados pela própria atividade humana sem recorrer à métodos condenáveis, como armas de fogo ou venenos.